Foto: MANAN VATSYAYANA/AFP

Um manifestante correu para o campo durante partida na Copa do Mundo no Catar, nesta segunda-feira (28), carregando uma bandeira do arco-íris. O jogo entre Portugal e Uruguai precisou ser interrompido rapidamente enquanto oficiais de segurança perseguiam o manifestante que vestia uma camiseta azul do Super-Homem que dizia “Salvem a Ucrânia” na frente e “Respeito pela Mulheres Iranianas” nas costas durante uma partida da Copa do Mundo entre Portugal e Uruguai.

A bandeira foi lançada no campo antes do manifestante ser escoltado para fora do campo. O árbitro então pegou a bandeira e a deixou na linha lateral, onde ela permaneceu por alguns instantes antes que um trabalhador viesse recolhê-la.

O espectador foi levado por um túnel. Não ficou imediatamente evidente se ele foi advertido ou detido pela polícia.

Na primeira semana do torneio no Catar, sete seleções europeias perderam uma batalha contra a FIFA para conseguir usar as braçadeiras multicoloridas “One Love” durante as partidas da Copa do Mundo. Os torcedores também reclamaram que não podiam levar itens com as cores do arco-íris , um símbolo dos direitos LGBTQ, para os estádios do conservador emirado islâmico.

As leis do Catar contra a homossexualidade e o tratamento a pessoas LGBTQIA+ foram pontos críticos na preparação para a primeira Copa do Mundo a ser realizada no Oriente Médio. O Catar disse que todos são bem-vindos, incluindo os fãs LGBT+, mas que os visitantes devem respeitar a cultura do país.

O ato ocorreu durante o segundo tempo do jogo no Lusail Stadium.

Fonte: The Washington Post