O deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe, Falei”, está na Ucrânia e, em meio a diversas polêmicas com as quais se envolveu na viagem, teve um áudio seu vazado em que faz uma série de comentários machistas sobre as refugiadas ucranianas.

O jornalista Gustavo Zucchi, em coluna de Igor Gadelha do jornal Metrópoles, teve acesso e divulgou a mensagem que o deputado teria enviado a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL). Nela, o parlamentar afirma que as refugiadas que ele encontrou na fronteira entre a Eslovênia e a Ucrânia “são fáceis porque são pobres”.

Em outro momento, o deputado afirma: “Aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas ‘colei’ em duas minas porque a gente não tinha tempo e, assim, inacreditável a facilidade”. Ele diz também que a fila da baladas brasileiras “não chega aos pés da fila de refugiados aqui”.

No áudio de quase 4 minutos o deputado profere uma sequência de ofensas às mulheres. “Mano, estou mal. Passei agora, 4 barreiras alfandegarias, duas casinhas pra cada pais. Eu contei, são 12 policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas que você se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Inacreditável. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá”.

Antes do vazamento do áudio, o parlamentar já esteve envolvido em polêmica por conta de sua viagem a Ucrânia. As críticas vão desde o comentário de que ele estava “fazendo coquetéis molotovs” para os ucranianos a interromper o exercício parlamentar para viajar ao país.