Foto: Alberto E. Rodriguez/Getty Images

Maggie Gyllenhaal levou para casa os prêmios de Melhor Direção, Melhor Roteiro e o Melhor Filme no Spirit Awards, considerado o “Oscar dos filmes independentes”, que teve a cerimônia de premiação nesse domingo (06).

‘A Filha Perdida’ segue uma professora universitária que deve confrontar seu passado inquietante e as memórias de sua maternidade precoce depois de um encontro com uma mulher e sua filha enquanto estava de férias na Itália.

“Eu mais do que tudo acredito no amor. Não pretendo estabelecer regras, mas acho que expressar amor está entre suas mais belas manifestações”, disse a atriz e diretora. “Esses filmes me lembraram como é quando alguém é fiel a si mesmo, quando ouve a si mesmo”. Depois de dizer a si mesma para “manter a calma” enquanto emocionada, Gyllenhaal falou sobre sua filosofia como diretora.

Ela agradeceu vários integrantes de sua equipe que colaboraram para construção e distribuição de “A Filha Perdida”, afirmando que “ninguém nunca faz seu primeiro filme como um cineasta independente e sai amando seus financiadores, mas eu faço”.

E ao final de seu discurso, Gyllenhaal homenageou o meio do cinema independente. “Uma última coisa. Eu amo filme independente. Eu cresci fazendo filmes independentes. Eu amo assistir filme. Todos aqui neste espaço lutaram para fazer seus filmes. No nosso set, quando nos deparamos com um problema porque não tínhamos dinheiro suficiente ou não tínhamos tempo suficiente, nós tínhamos um mantra”, disse ela. “Faríamos um compromisso e diríamos: ‘Próxima vez: 35 milímetros e 35 dias.’”

O portal Mulher No Cinema deu um destaque ainda à vitória de mulheres negras nas duas categorias de atuação de cinema. Taylour Paige venceu o prêmio de melhor atriz pelo trabalho em Zola, enquanto Ruth Negga foi reconhecida como melhor atriz coadjuvante por Identidade.

“Joi McMillon, que em 2017 fez história como a primeira mulher negra a ganhar um Spirit Awards de melhor montagem, voltou a triunfar na categoria. Desta vez, a vitória foi por Zola – a anterior fora por Moonlight: Sob a Luz do Luar, no qual trabalhou ao lado de Nat Sanders”, destacou.

Com informações de The Hollywood Reporter