Os áudios vazados direto da guerra na Ucrânia, atribuídos ao deputado estadual Arthur do Val (Mamãe Falei) tem provocado a web durante toda a noite desta sexta-feira (4). Divulgado em coluna do jornal Metrópoles, a mensagem de 4 minutos trata mulheres ucranianas como objetos sexuais: “são fáceis porque são pobres”. O áudio teria sido enviado a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL).

Mamãe Falei: “ucranianas são fáceis porque são pobres”. Deputado faz série de comentários machistas em áudio

Para a ativista Rebeca Lerer, o comentário é “um resumo do que a gente chama de cultura do estupro”. As reações de diversas mulheres, entre parlamentares e sociedade civil, repudiam os áudio, o assédio e as intenções de viagem de Arthur do Val que desde o início havia recebido críticas por interromper sua atuação parlamentar por uma missão que não tinha ligação política com seu mandato. “Foi fazer turismo sexual”, disse um dos comentários que circula nas redes.

A deputada estadual Isa Penna, também de São Paulo, informou que estava entrando com representação jurídica contra o parlamentar, junto às advogadas Isabela Del Monde, Maira Recchia, Gabriela Araújo e Priscila Pamela dos Santos.

A codeputada estadual Mônica Seixas também afirmou que vai encaminhar um pedido formal à Assembleia Legislativa para que o parlamentar justifique a sua viagem, já que não estava legalmente afastado de seu cargo. “Além de que, se comprovada a autoria dos áudios, vou pedir a cassação do seu mandato”, disse. “Quebra grave de decoro, além de violência de gênero com as mulheres ucranianas”.

Confira algumas reações:

https://twitter.com/lanadeholanda/status/1499859552715608066