Os memes referentes à vitória judicial do ex-presidente Lula contra o ex-procurador Deltan Dallagnol já circulam nas redes em diversas versões de “powerpoint”. O próprio Lula não poupou a celebração, construiu sua versão e espalhou nos seus canais.

Os ministros da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiram, por 4 votos a 1, que Dallagnol agiu com excesso, cometeu danos morais contra Lula durante a coletiva em que apresentou o powerpoint e, por isso, deve indenizá-lo em cerca de R$ 100 mil.

Apresentada pelos procuradores da Lava Jato em coletiva de setembro de 2016, as imagens da apresentação colocaram Lula como chefe de um grande esquema de corrupção e posicionando a imagem do ex-presidente nas redes e na TV antes mesmo de qualquer julgamento.

“Abrimos precedente valiosíssimo na justiça do Brasil”, escreveu um dos advogados de Lula, Cristiano Zanin. “Dallagnol indenizará Lula pela coletiva com o fatídico ‘power point’, usado para espetacularizar a denúncia e transformar o processo em perseguição. Isso sim se pode chamar de legado: o respeito ao direito sendo restaurado”.

A publicação de Lula resgata argumento apresentado pelo ministro Luis Felipe Salomão, que fundamentou seu voto após ouvir as sustentações do advogado de Lula, Cristiano Zanin, e a defesa de Dallagnol.

“É imprescindível que a divulgação de oferecimento de denúncia se faça de forma precisa, coerente e fundamentada”, afirmou o ministro. “A espetacularização do episódio não é compatível com a denúncia nem com a seriedade que se exige da apuração destes fatos”.

Justiça manda Deltan Dallagnol indenizar Lula por denúncia em PowerPoint