Engajamento de Lula é 66% maior do que o da entrevista de Bolsonaro, que teve 9 milhões, e 7,5 vezes maior do que o de Ciro, que teve 2 milhões de reações

Lula concede entrevista no Jornal Nacional. Foto: Divulgação/Lula

A entrevista de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Jornal Nacional, na noite desta quinta-feira (25), foi a que teve mais engajamento nas redes sociais entre as três realizadas pelo telejornal da Rede Globo. O petista teve mais interações do que os candidatos Jair Bolsonaro (PL), que foi entrevistado na segunda-feira (22), e o pedetista Ciro Gomes, que foi ao programa na terça (23).


Segundo medição realizada por Felipe Nunes, diretor do instituto Quaest, e publicada no Jornal O GLOBO, 15 milhões de pessoas foram impactadas com postagens sobre a entrevista do petista durante sua exibição. O valor é 66% maior do que o da entrevista de Bolsonaro, que teve 9 milhões, e 7,5 vezes maior do que o de Ciro, que teve 2 milhões de reações.


Entre as menções a Lula, 48% foram positivas, contra 52% negativas. Ele se saiu melhor que Bolsonaro, que teve 35% de menções positivas e 65% de negativas, e pior que Ciro, que teve 54% de menções positivas e 46% de negativas.

Ainda de acordo com a análise do diretor do Instituto Quaest, o pior momento do ex-presidente na sabatina foi por volta dos 12 minutos, quando não respondeu sobre a lista tríplice da Procuradoria-Geral da República. Em seguida, foi por volta dos 20 minutos da conversa de 40, quando atacou Bolsonaro o chamando de “Bobo da Corte” e quando disse que “a solução para o orçamento secreto é conversar com os deputados”.

Lula ficou no topo nas redes sociais no mundo

Lula foi o termo mais comentado do mundo durante a entrevista e permaneceu até a meia-noite da quinta-feira (25).


Outros sites que fazem aferição semelhante confirmaram a tendência, caso do Export Data Twitter Trends WorldWide. O feito possivelmente foi ainda maior. A ferramenta Nexis Social Analytics, que agrega menções em todas as redes sociais, apontou que #LulaNoJN, sozinho, teve 638 mil menções, enquanto a palavra Lula passou de 2,9 milhões.

Durante o programa, termos como “Lulinha”, “Alckmin”, “Paulo Freire”, “É ELE”, “QUE HOMEM” ficaram entre os assuntos mais comentados na rede, ocupando os 10 primeiros tópicos dos Trending Topics da plataforma.