Lula classificou como lamentável debate contra o adversário que não discutiu um projeto para o país e ficou sem responder o por quê não deu aumento real em quatro anos

Foto: Reprodução/Globo

Por Mauro Utida

No último debate da Globo antes do segundo turno das eleições, neste domingo (30), o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) passou sem responder a pergunta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por que não deu aumento real no seu governo.

O tema sobre salário mínimo foi escolhido por Bolsonaro no primeiro bloco do debate, e Lula mostrou como o salário mínimo hoje é menor do que quando o atual presidente assumiu, enquanto nos dois governos de Lula, o salário mínimo teve aumento em 74%.

A falta de postura e argumento de Bolsonaro durante o evento foi ironizada pelo candidato petista que acusou o candidato da extrema-direita estar isolado no cenário político mundial por falta de propostas para o país e o mundo.

“A impressão que eu tenho é que eu tô debatendo com um cidadão estranho a política nacional”, disse Lula.

A pandemia também foi discutida entre os candidatos. Enquanto Bolsonaro mentiu sobre a campanha de vacinação que teve êxito, Lula lembrou que o governo de Bolsonaro negou a pandemia e foi responsável por milhares de mortes evitáveis na pandemia.

“Ele continua tentando enganar a opinião pública. Quando ele comprou a vacina São Paulo já estava dando a vacina, vários países do mundo já estavam ando a vacina”, Lula rebate ao vivo mais uma mentira de Bolsonaro.

Lula também rebateu o programa armamentista de Bolsonaro e acusou o presidente de facilitar a compra de armas de fogo de alto calibre pelo crime organizado. O programa do petista já divulgou que irá revogar os decretos que facilitam a compra de armas pela população. “Vamos investir em livros e cultura, não em armas”, declarou Lula.

“O seu modelo de paz é o Roberto Jefferson armado até os dentes atirando na Polícia Federal, aquele é seu modelo de paz, tranquilidade, harmonia”, disse Lula a Bolsonaro, que continuou negando a aproximação com o político do PTB que está preso.

Na temática sobre o meio ambiente, Bolsonaro voltou a repetir mentiras. Lula lembrou que reduziu o desmatamento em 70% durante seu governo com o apoio da ex-ministra Marina Silva. “Já o seu governo foi responsável pela maior destruição do nosso país”, declarou o petista.

A fala do candidato à reeleição foi alvo de diversas críticas nas redes: