“A volta de Luiz Inácio Lula da Silva à linha de frente da política foi uma bomba para o Brasil”, assim começa uma entrevista com o ex-presidente que estampa a próxima edição da revista norte-americana Time. Lula é apontado como “o presidente mais popular do Brasil” e em entrevista à Ciara Nugent, ele fala sobre o processo político que o afastou injustamente de disputar as últimas eleições.

De cara, a revista afirma que as condenações por corrupção que excluíram o ex-presidente petista das eleições presidenciais de 2018 foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal. Aponta ainda a parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro, comprometendo o direito de Lula a um julgamento justo. “A decisão preparou o terreno para um duelo entre Lula e o atual presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro nas eleições de outubro de 2022”, contextualiza.

Lula afirma nunca ter desistido da política. “A política está em cada célula minha, a política está no meu sangue, está na minha cabeça. Porque o problema não é a política simplesmente, o problema é a causa que te leva à política. E eu tenho uma causa”, disse. A revista ainda destaca a trajetória do líder petista, “Por meio de programas sociais, Lula tirou milhões da pobreza e transformou a vida da maioria negra e da minoria indígena. Bolsonaro deu um golpe em tudo isso”.

Clique para ler a entrevista completa