Lula afirmou que “o Brasil não se reconhece” diante dessa realidade, que considera impraticável para cidadãos de baixa renda

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “o Brasil não se reconhece” diante da realidade de alta de preço dos veículos, que considera impraticável para cidadãos de baixa renda. Ele defendeu a implementação de novas políticas de financiamento para tornar os carros mais acessíveis: “Precisamos fabricar veículos com preços mais compatíveis e ampliar as opções de parcelamento”, disse o presidente.

Atualmente, o preço dos automóveis populares brasileiros chega a cerca de R$ 90 mil.

As declarações de Lula foram feitas durante a plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), conhecido como “Conselhão”, no Palácio Itamaraty, em Brasília, na quinta-feira (4). O encontro teve como objetivo discutir políticas públicas e desenvolvimento econômico, social e sustentável do país. Na ocasião, foram empossados 246 novos integrantes do Conselho.

Criado por Lula durante seu primeiro mandato, entre 2003 e 2007, o “Conselhão” havia sido encerrado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sua retomada tem como objetivo formular e analisar propostas relacionadas a questões de políticas públicas e desenvolvimento de forma geral.