Lula anuncia 16 ministérios nesta quinta (22), incluindo as primeiras seis mulheres ministras. A surpresa foi Alckmin para Indústria e Comércio

Anielle é irmã de Marielle Franco e diretora do Instituto de mesmo nome. Foto: Divulgação

Por Mauro Utida

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou 16 novos ministros nesta quinta-feira (22), incluindo as primeiras seis mulheres ministras. Entre elas, Anielle Franco, ativista de direitos humanos como a nova ministra da Igualdade Racial.

Ainda faltam outros 13 ministros a serem anunciados no início da próxima semana, entre eles o nome de Simone Tebet (MDB) e Marina Silva (Rede).

A nova ministra da Igualdade Racial é irmã de Marielle Franco e diretora do Instituto de mesmo nome. Ela estava cotada para a pasta das mulheres mas se destacou para a Igualdade Racial, mesmo tema do GT que participou durante a transição.

“Aceitei o desafio em nome da memória de minha irmã e das mais de 115 milhões de pessoas negras no Brasil, que são maioria da população e que precisam de um governo que se preocupe com os seus direitos de bem viver, de oportunidades, com segurança, comida, educação, emprego, cultura, dignidade”, disse a moradora da Maré, no Rio de Janeiro.

Novo governo

Lula confirmous 37 ministérios para a nova gestão – 60% a mais que no atual governo de Jair Bolsonaro. Lula destacou, contudo, em sua fala nesta manhã, que apesar do aumento no número de pastas, os gastos não serão elevados. “As pastas terão que trabalhar com o orçamento apertado”, adiantou.

Em discurso, Lula agradeceu a líderes políticos do Congresso e partidos pela aprovação da PEC da Transição na véspera – que lhe garantiu o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família em 2023. “É a primeira vez que um presidente eleito da República começa a governar antes da posse”, afirmou.

Ele acrescentou que um governo “tem que ser cobrado todo santo dia”. “Não deixem de cobrar. Não precisamos de puxa-saco, um governo não precisa de tapinha nas costas”.

Relatório final da transição

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, entregou na ocasião o relatório final da transição de governo. Ao falar sobre o atual cenário para a nova gestão, ele criticou a falta de recursos para algumas áreas e mencionou “desmonte do Estado”.

Ele também falou sobre o “colapso nas instituições de saúde e universidades” e anunciou que parte dos recursos da PEC recém-aprovada serão destinados à saúde.

Novos ministros de Lula

Nomes anunciados nesta quinta (22):

Secretaria-Geral da Presidência: Márcio Macedo
Advocacia-Geral da União: Jorge Messias
Saúde: Nísia Trindade
Educação: Camilo Santana
Gestão: Esther Dweck
Portos e Aeroportos: Márcio França
Ciência e Tecnologia: Luciana Santos
Ministério das Mulheres: Cida Gonçalves
Desenvolvimento Social: Wellington Dias
Igualdade Racial: Anielle Franco
Direitos Humanos: Silvio de Almeida
Trabalho: Luiz Marinho
Cultura: Margareth Menezes
Indústria e Comércio: Geraldo Alckmin
Controladoria-Geral da União: Vinicius Marques

Nomes anunciados anteriormente

Fazenda: Fernando Haddad
BNDES: Aloizio Mercadante
Casa Civil: Rui Costa
Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino
Defesa: José Múcio Monteiro
Relações Exteriores: Mauro Vieira