A representação movida por ACM Neto contra a candidatura Sem Terra foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. MST repudiou o ataque e a perseguição política por parte do ex-prefeito de Salvador

Lucinha é candidata a deputada estadual pelo PT da Bahia. Foto: Jonas Santos

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia rejeitou, nesta segunda-feira (5), a representação movida por ACM Neto (União Brasil), contra a candidata à deputada estadual Lucinha do MST pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em pedido que contestava o uso da sigla do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na campanha da candidata.

“A vitória sobre o pedido de liminar sem fundamento, serve para deixar claro que nós vamos ocupar sim todos os espaços de poder! Teremos Sem Terras, mulheres, negras e negros, indígenas e, sobretudo, a classe trabalhadora ocupando o legislativo na Bahia e em todo Brasil”, informou a candidata do MST, após o indeferimento do pedido movido por ACM Neto, atual candidato ao governo da Bahia pelo partido União Brasil.

Em nota, o MST também se manifestou contra o pedido de ACM Neto:

“Nós do MST repudiamos o ataque e a perseguição política por parte do ex-prefeito de Salvador, ao Movimento e à candidatura de Lucinha. Lucinha, atual Secretária Nacional de Movimentos Populares do Partido dos Trabalhadores, tem uma luta histórica entrelaçada com o Movimento Sem terra, fazendo parte da Fundação na Bahia.”

O Movimento ainda salienta que “a gravidade dessa ação incide em duas perspectivas: A criminalização do Movimento Sem Terra, que luta pelo direito à terra, em defesa da agricultura familiar, da agroecologia e uma vida digna para todes. A Outra perspectiva é da violência de gênero e política, ainda mais acentuada neste período eleitoral, encontra novas formas de atacar mulheres que ousam ocupar os espaços de poder e decisões, o caminho encontrado pelo candidato da direita é a judicialização da política, tentado silenciar uma mulher negra, mãe, feminista e agricultora.”

Bancada da Reforma Agrária Popular

Nesta terça-feira (6), o MST lançou uma plataforma de arrecadação online (http://doemst.com.br/) em apoio às 14 candidaturas próprias do Movimento nas eleições de 2022 em todo o Brasil.

O MST apoia 14 candidaturas para deputados(as) estaduais e federais em todas as cinco regiões do país. São candidaturas populares, que carregam como bandeiras unitárias a luta contra a fome e pela Reforma Agrária Popular.

O Movimento também apoia a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à presidência do país.

“O MST entende que é preciso eleger junto com o futuro presidente, uma bancada de parlamentares estaduais e federais que deem respaldo a uma política governamental que priorize as questões populares”, declarou João Pedro Stedile, dirigente nacional do Movimento.

Na plataforma de arrecadação online é possível escolher uma ou mais candidaturas e realizar uma doação diretamente para a campanha. As opções de contribuições começam a partir de R$ 13,00, e podem ser feitas de maneira segura via PIX, cartão de crédito ou boleto bancário.

Leia mais:

MST repudia ataque da coligação de ACM Neto contra Lucinha