Lançado em 1972, no auge da ditadura militar, “Expresso 2222” se tornou um dos mais representativos marcos da história da MPB

Marco na história da MPB, o álbum “Expresso 2222”, de Gilberto Gil, acaba de ganhar publicação homônima. A luxuosa edição foi concebida por Ana Oliveira, e conta com a participação de importantes artistas e intelectuais.  Homenagem aos 50 anos do disco, o livro-objeto reúne textos e obras visuais inspiradas em cada uma das nove faixas presentes no álbum.

O lançamento oficial de Expresso 2222 será em 8 de dezembro, em São Paulo, com show de Arnaldo Antunes.  Com tiragem limitada, o livro já está à venda na @queenbooks_brasil (queenbooks.com.br) e brevemente poderá ser encontrado também em livrarias físicas e outros canais online.

Lançado em 1972, no auge da ditadura militar, “Expresso 2222” se tornou um dos mais representativos marcos da história da MPB. O álbum de Gilberto Gil mistura elementos da música popular tradicional, sobretudo a nordestina, à música pop internacional. O impulso estético representado pelo tropicalismo a partir de 1968 aguçou ainda mais o desejo de incorporar elementos musicais brasileiros ao projeto vanguardista.