Foto: Reprodução / Globoplay

Não começou hoje a onda de transfobia contra Linn da Quebrada em sua participação na atual edição do Big Brother Brasil 2022. Em dia de prova do líder, os ânimos transfóbicos contra a cantora ficaram ainda mais acirrados provocando disputas nas redes, além de ameaças e pedidos de posicionamento.

“Não conseguimos entender por qual motivo os demais ADMS não pedem que as torcidas não sejam transfóbicas com a Lina”, escreveu o perfil de Lina no Twitter. “O BBB é um jogo onde a transfobia não pode vencer. Não podemos permitir tanta violência. Isso não é sobre a Lina, apenas. É sobre RESPEITO”.

A prova do líder, que provocava a resistência dos jogadores, durou 16 horas culminando na liderança de Linn da Quebrada. Mas a madrugada que antecedeu o resultado, os ataques contra a participante se multiplicaram à medida em que ela resistia à prova. Em redes ligadas a torcedores da cantora, especialmente o público LGBT, usuários compartilham publicações e prints diversos com comentários transfóbicos contra Linn Da Quebrada. Em vários deles, usuários tratam Lina no masculino, fazem ameaças e agressões verbais.

As administradoras do perfil de Lina, formado integralmente por travestis, abriu uma página jurídica para concentrar todas as denúncias de transfobia que têm circulado nas redes. “O nosso Twitter jurídico está repleto de denúncias de transfobia. Por favor, parem com esses ataques. Tem sido triste acompanhar tudo isso”, escreveram.

Durante toda a semana, quando ataques tomavam conta dos assuntos mais comentados do Twitter, torcedores de Linn da Quebrada se juntaram contra o ódio de anônimos levantando palavras de apoio à cantora. Celebridades e outros perfis verificados, como Cleo, Inês Brasil e os perfis de outras participantes, como Natália e Jessi, se somaram em mensagens ajudando a subir a frase “ESTAMOS COM LINA” entre os termos mais comentados.