Por Natália Correa / Copa FemiNINJA

Foto: Marcelo Pereira/AllSports

Uma pesquisa feita pelo Globo mostra que os 20 clubes do Brasileirão série A investem apenas 1% de seus orçamentos na modalidade feminina.

As instituições não discriminam seus balanços nos investimentos no futebol feminino – os mesmos foram procurados, e apenas 13 dos 20 clubes informaram o valor que pretendem investir nesta categoria este ano. Segundo Globo, quatro disseram que não revelariam valores: Goiás, Athlético-PR, Corinthians (atual campeão brasileiro) e Fortaleza. E três não responderam à pesquisa: Botafogo, Chapecoense e Fluminense.

Através dos dados buscados pela emissora e pelos clubes que concederam informações, percebe-se que apenas três clubes da série A possuem maior porcentagem de investimento para o futebol feminino. Santos sai na frente com pouco mais de 1%, Grêmio fica atrás com 0,65% e em terceiro lugar vem o Avaí, com o,63%.

“O investimento é pequeno porque não existe arrecadação para este produto, e o mercado não está acostumado a associar suas marcas à modalidade” comenta Nina de Abreu, coordenadora de futebol feminino do Atlético-MG. “Os departamentos comercial e de marketing dos clubes brasileiros devem tratar o futebol feminino como um produto diferenciado”.