Ativista, educadora popular e doutora em ciência política, Bella Gonçalves tem trajetória de luta ao lado dos movimentos sociais

Bella Gonçalves é candidata à deputada estadual pelo PSOL em Minas Gerais. Foto: Nádia Nicolau / Mídia NINJA

A primeira vereadora lésbica da Câmara Municipal de BH enfrentou muita violência política desde que assumiu seu primeiro mandato, mas não se intimidou e construiu uma vereança pautada na participação e transparência. Bella constrói a Gabinetona desde 2017, uma experiência inédita de co-vereança.

Em sua trajetória tem marcado a luta por moradia, onde atuou ativamente nas ocupações da Izidora, o maior conflito urbano da América Latina, onde moram 10 mil famílias, fruto de quatro ocupações com experiências inovadoras de agroecologia, economia solidária e um centro de formação e luta. Atua ainda contra os impactos da mineração e é a favor da criação da renda básica para o combate à fome.

Sua candidatura é fruto dessa construção coletiva com parceiros de luta que decidiram em conjunto o nome de Bella para ocupar a política e fazer a disputa por dentro das instituições.

Relata que o processo não foi simples, “Não tem sido fácil construir mandato, construir movimento social num contexto de ausência de democracia”, mas vê nesse contexto uma oportunidade histórica de fazer política com novos agentes.

Como referência, cita ainda Luiza Erundina e sua prática parlamentar, com estrutura de poder popular.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/bellagoncalves.oficial
▪️ Facebook – facebook.com/bellagoncalves.oficial
▪️ Twitter – twitter.com/bellagoncalvs

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher