Foto: Maycon Dantas

Militante do PT desde a década de 1980, Leninha esteve à frente da construção de importantes campanhas eleitorais no Norte de Minas Gerais e se lança, em 2022, em campanha à reeleição de deputada estadual.

Bióloga e mestre em desenvolvimento social, a trajetória política de Leninha se iniciou na base. É professora das redes municipal e estadual, foi presidenta regional do Sindicatos dos Professores e integrante da diretoria da CUT e tem na educação e no direitos dos trabalhadores uma de suas principais bandeiras. Também foi diretora da Cáritas Brasileira e coordenadora do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas e das Articulações Nacional e Estadual do Semiárido.

“Força e coragem são substantivos femininos, assim como feminino precisa ser o nosso futuro”, diz Leninha em sua mensagem de campanha. “Com o apoio, o carinho e voto de confiança de cada um e cada uma, que desejam assim como eu um futuro melhor, mais justo e solidário, eu estou mais uma vez em luta, numa campanha por uma Minas Gerais e um Brasil melhores e felizes de novo”.

Ao se eleger como deputada estadual, Leninha conquistou a primeira vaga de uma mulher negra do PT na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ela foi eleita com votos majoritários na cidade de Montes Claros – cerca de 13% dos votos válidos – somando um total no estado de 51.407 votos.

Em 2016 foi lançada candidata à vice-prefeita de Montes Claros e, devido a impugnação de seu companheiro de chapa, assumiu como candidata a prefeita a apenas 15 dias antes do pleito. E ainda assim ficou em 3º lugar com mais de 36 mil votos, deixando pra trás políticos tradicionais e ex-prefeitos.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/leninhamoc13
▪️ Facebook – facebook.com/leninhamoc13
▪️ Twitter – twitter.com/leninhamoc13

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher