A cartunista Laerte, opositora declarada do governo Bolsonaro, declarou seu voto em Lula durante entrevista feita ao UOL e divulgada nesta segunda-feira (21), e ainda reforçou que fará campanha para o retorno do ex-presidente ao Palácio do Planalto.

Além disso, Laerte não poupou críticas ao governo Bolsonaro. Para ela, trata-se de uma gestão que se utiliza de fake news e do ridículo para compor sua imagem pública aos eleitores, por isso, é o “bolsonarismo se comporta quase como uma caricatura viva”.

Nas palavras da própria cartunista, “o bolsonarismo se caracteriza por uma falta de política total, então o bolsonarismo, numa discussão política ele cai aos pedaços, ele se esboroa. O bolsonarismo depende da existência desses subfatos, precisa das fake news, depende disso, e é o que cultiva, como isso tudo é do ridículo enorme, o bolsonarismo se comporta quase como uma caricatura viva”, disse.

Laerte aponta não somente Bolsonaro mas toda a composição do governo, a quem ela chama de “sub-bolsonaros”. “É tudo muito atroz, escandaloso”, completou.

Quem conhece os trabalhos de Laerte, sabe que a crítica não é novidade. Não somente as declarações públicas apontam há bastante tempo o apoio a Lula e à democracia, tendo participado dos atos contra o Golpe de 2016, em eleições por projetos progressistas, com falas públicas, mas também uma grande contribuição estética nas narrativas contra o autoritarismo. As charges de Laerte, se mencionarmos somente a dos últimos 5 anos, são um retrato de um Brasil que caiu no abismo.