Marcelo Fernandes Lima foi detido em 25 de janeiro e devolveu a réplica à Polícia Federal no dia 12 daquele mês

Bolsonarista furta réplica da Constituição de 1988 do Supremo Tribunal Federal. Foto: reprodução/redes sociais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido de liberdade e manteve a prisão de Marcelo Fernandes Lima, um apoiador do presidente Jair Bolsonaro, que carregou a réplica da Constituição Federal de 1988 durante a invasão terrorista às sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro.

O parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi seguido pelo ministro. Lima foi detido em 25 de janeiro e devolveu a réplica à Polícia Federal no dia 12 daquele mês, quatro dias após os ataques na Praça dos Três Poderes. Ele havia sido inicialmente liberado após prestar depoimento.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Invasão nas sedes dos Três Poderes

Durante as manifestações golpistas em 8 de janeiro, apoiadores de Jair Bolsonaro invadiram o Supremo Tribunal Federal (STF) e levaram a réplica da Constituição Federal. Fotos do suspeito, com a réplica em mãos, foram amplamente compartilhadas nas redes sociais. Ele aparece usando uma bandeira do Brasil como capuz e uma camiseta da Fetim, uma feira de tecnologia em Santa Rita do Sapucaí (MG).

Quatro dias após os ataques, o designer Marcelo Fernandes Lima devolveu a réplica em uma delegacia da Polícia Federal em Varginha (MG). Inicialmente, ele alegou ter encontrado o objeto em Brasília durante os protestos e o guardado para protegê-lo. Ele foi liberado após prestar depoimento.

No entanto, ainda em janeiro, Marcelo foi preso depois que um mandado de prisão foi emitido pelo STF por causa da devolução da réplica. Ele se apresentou à Polícia Federal em Varginha, acompanhado de um advogado.