Foto: Daniel Marenco

O juiz André Jackson de Holanda Maurício Júnior, substituto da 1ª Vara Federal da Bahia, recebeu ação popular movida pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA) solicitando que a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro ao cargo de diplomata seja suspensa pela Justiça.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), foram intimados a prestar esclarecimento sobre a indicação de parente próximo ao presidente a um cargo diplomático.

Eduardo foi indicado a ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Seu nome já foi enviado para que o governo norte-americano se manifeste e na sequência será encaminhado ao Senadoa que deve confirmar ou negar o pedido.

A atitude do presidente já foi alvo de críticas por políticos, juristas e diplomatas. Segundo o próprio Eduardo, ele está apto a ocupar o cargo e “já fritou hamburguer nos Estados Unidos.”

Trecho da ação recebida pelo juiz afirma que “O preenchimento de cargos relevantes como Chefe de Missão Diplomática Definitiva em território estrangeiro por parentes próximos ao Chefe do Executivo, como por exemplo seus descentes (filho), violam todos os mandamentos constitucionais referentes à impessoalidade e à moralidade”.