Foto: Arquivo Pessoal

Por José Carlos de Almeida

O jovem Vinicius Ribeiro Moraes do Rio de Janeiro, foi o único brasileiro premiado na categoria Energia pela #RegeneronISEF, a maior feira científica do mundo, promovida pela Society For Science, uma organização de membros sem fins lucrativos focada em promover a compreensão e apreciação da ciência do mundo.

O reconhecimento veio por conta de seu projeto, o Seebeck-Watch, que promete oferecer uma alternativa sustentável às baterias descartáveis de relógio e assim ajudar a reduzir a produção de lixo eletrônico.

“O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um sistema sustentável para relógios de pulso a partir da utilização de filme finos termelétricos, por meio da nanotecnologia, que converteu a diferença de temperatura entre o pulso humano e o meio externo em tensão elétrica, por conta do efeito Seebeck, junto a um micro-circuito eletrônico em protótipo original à pesquisa. Para a preparação deste sistema, a metodologia desta pesquisa dividiu-se na preparação do filme fino termoelétrico em pulseira e do micro-circuito eletrônico”, diz parte da pesquisa divulgada.

Vinícius cursa atualmente o 3º ano do Ensino Médio, a invenção foi uma das vencedoras da @mostratecoficial, maior feira científica da América Latina, e garantiu a Vinícius um lugar no maior evento mundial do tipo, onde ganhou mais uma vez reconhecimento.

Para saber mais, acesse aqui.