Foto: Letícia França

Mineira de Monte Alegre de Minas, Jorgetânia Ferreira é professora do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tem a educação como uma de suas principais pautas políticas para conquistar uma vaga como deputada estadual em Minas Gerais.

Doutora pela PUC-SP, Jorgetânia participou ativamente dos movimentos estudantis e ​foi eleita presidenta da Associação dos Docentes da UFU (ADUFU – Seção Sindical) para o mandato de 2013 a 2017. A partir de sua experiência nos movimentos sociais, Jorgetânia se filiou ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) para disputar espaços no poder legislativo.

“Eu encontrei na coletividade um sentido intenso pra minha vida. Eu era uma menina pobre e quando eu encontro a coletividade, eu penso que o mundo pode ser melhorado e mudado”, disse.

Tendo participado de diversas mobilização na educação desde a adolescência, Jorgetânia também cita o movimento de lutas das mulheres com a qual tem se envolvido. “Quando eu vou nas cozinhas comunitárias e vejo as mulheres multiplicando os alimentos, levando com esperança o trabalho que elas realizam, o alimento, isso me faz pensar que eu tenho que continuar”, afimou. “O trabalho das mulheres, especialmente durante a pandemia, me mobilizou muito pra que eu continuasse”

Jorgetânia também reivindica a interiorização das políticas de Minas Gerais. “Está muito explícito pra mim que o interior do estado precisa ter mais audiência, precisa ser mais ouvido. As políticas estaduais têm que chegar nas pequenas e médias cidades. Meu trabalho vai ser pra isso, pra amplificar e fazer ouvir a voz e as demandas do interior”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/jorgetaniaferreira/
▪️ Facebook – facebook.com/professorajorgetania
▪️ Twitter – twitter.com/jorgetania50

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher