Jon Batiste, Olivia Rodrigo e Silk Sonic foram os grandes vencedores da edição

Por Walber Sousa, Rafaela Gonçalves e Sérgio Madruga

Jon Batiste, Silk Sonic e Olivia Rodrigo venceram as principais categorias da maior premiação da música mundial, o Grammy Awards. Jon Batiste com “Álbum do Ano”, Silk Sonic com “Gravação do Ano” e Olivia Rodrigo, a “Revelação do Ano”.

Desde 2008 nenhum artista negro ganhava a categoria “Álbum do Ano”. Jon Batiste se tornou o 11º artista negro a vencer a categoria máxima, após 14 anos. Outkast, Michael Jackson, Lauryn Hill, Whitney Houston e Quincy Jones já venceram a categoria.

O pianista, cantor e compositor Jon Batiste desbancou outros nove músicos de artistas como Olivia Rodrigo, Taylor Swift e a dupla de Tony Bennett e Lady Gaga.

Com a vitória, o nativo de Nova Orleans, de 35 anos, conquistou sua quinta vitória de suas 11 indicações este ano, oito das quais foram para o trabalho de “We Are”. Batiste também ganhou por trilha sonora para mídia visual (para “Soul” da Pixar), performance de raízes americanas, música de raízes americanas e videoclipe.

Lançado pelo selo Verve do Universal Music Group, “We Are” é o primeiro álbum focado no jazz a ganhar álbum do ano desde 2008, quando “River: The Joni Letters” de Herbie Hancock derrubou álbuns de Foo Fighters, Amy Winehouse, Kanye West e Vicente Gil.

A dupla Anderson Paak e Bruno Mars, o Silk Sonic, ganharam todas as categorias que estavam concorrendo no Grammys. Incluindo uma das principais categorias da noite, “Gravação do Ano” com “Leave The Door Open”. Com a vitória, Mars se tornou o segundo artista a ganhar três vezes o Grammy nesta categoria.

Com uma sonoridade retrô, que lembra o melhor dos anos 80, a faixa estabeleceu-se nos charts de forma instantânea e automaticamente adentrou no gosto popular.

Estreando direto no topo da Billboard Hot100, “Leave The Door Open” atingiu altos picos de streamers e reproduções nas rádios e plataformas musicais, além de ter angariado para o Silk Sonic o seu primeiro reconhecimento na categoria “Melhor Grupo/Duo” no Bet Awards 2021.

Com apenas 18 anos, Olívia Rodrigo é a terceira vencedora mais jovem depois de LeAnn Rimes, que tinha 14 anos quando venceu em 1997, e Billie Eilish, que tinha 17 anos ao vencer em 2019.

O sucesso de sua faixa “Drivers license” quebrou dois recordes no Spotify, a fazendo a artista mais jovem a estrear em primeiro lugar no Hot 100, onde ficou por oito vezes consecutivas. semanas.

Esse foi apenas o começo para a jovem, que lançou outros cinco singles de seu álbum aclamado pela crítica “Sour” – incluindo “Good 4 u”, que marcou outro recorde como o primeiro álbum a conter duas estreias nº 1.

Com sete indicações, Olivia Rodrigo foi a principal artista da premiação, concorrendo às quatro maiores categorias da noite — melhor álbum, melhor música, disco do ano e melhor artista revelação — na maior honraria da indústria da música. Apenas dois músicos na história do Grammy conquistaram todas as quatro categorias na mesma noite.