Quatro jogadores do Vélez Sarsfield, Sebastián Sosa, Braian Cufré, Abiel Osorio e José Florentín, foram detidos na quinta-feira (18) em Tucumán, Argentina, após serem acusados de abuso sexual por uma estudante de jornalismo de 24 anos.

O Vélez Sarsfield suspendeu o contrato de trabalho dos quatro jogadores envolvidos e emitiu uma nota afirmando que tomará uma decisão definitiva nos próximos dias.

De acordo com relatos, o crime teria ocorrido na madrugada de 3 de março em um quarto de hotel, após a partida entre Vélez e Tucumán, pela Copa da Liga Argentina. A denunciante afirma ter aceitado um convite do goleiro uruguaio Sebastián Sosa, com quem trocou mensagens no Instagram, mas foi surpreendida pela presença dos outros três jogadores.

A mulher alega ter se sentido mal após ingerir fernet, uma bebida alcoólica, e deitar-se em uma cama, momento em que teria sido vítima do abuso por parte dos quatro atletas. Após conseguir deixar o local pela manhã, ela denunciou o caso acompanhada de sua advogada, Patricia Neme.

Os jogadores do Vélez permanecerão detidos por pelo menos 48 horas, aguardando uma audiência de controle de garantias. Além disso, a investigação incluirá a realização de exames toxicológicos para determinar se a vítima foi drogada durante o suposto crime.

No Brasil, onde casos semelhantes são uma realidade preocupante, vítimas de violência sexual têm recursos disponíveis para buscar ajuda e denunciar, incluindo atendimento médico, psicológico e canais de denúncia como o número de emergência 190 e o Ligue 180.