Livro utiliza cultura pop e cenas do cotidiano para falar sobre geografia

Foto: Reprodução / Instagram

O professor, apresentador e ex-BBB João Luiz Pedrosa escreveu seu primeiro livro, e o assunto não poderia ser outro senão a geografia, disciplina que lecionou por mais de cinco anos. Nesta terça-feira (12), João fará a primeira noite de autógrafos do livro “Como essa calopsita veio parar no Brasil? – e outras dúvidas de geografia”. O evento será realizado na Livraria da Vila, na Fradique Coutinho (SP), a partir das 18h.

Para escrever o livro, João uniu sua experiência em sala de aula com algumas dúvidas e perguntas que ouve diariamente e que fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa, sem deixar de lado uma outra paixão: a cultura pop.

De forma leve, descontraída e com muitos exemplos práticos, no livro, João tenta explicar como a geografia está presente em nossas vidas e responde outras perguntas de grande relevância, além de exaltar a importância da educação no país.

https://twitter.com/joaoluizpedrosa/status/1509697499954659335

Ao explicar sobre a relação entre cultura e geografia, por exemplo, ele usa o clássico embate entre bolacha e biscoito. Já para falar sobre o PIB de alguns países africanos, João compara esses números com a fortuna de alguns empresários e celebridades.

João fala ainda sobre algumas teorias da conspiração, como o terraplanismo, comprovando que a Terra é redonda e explicando que esse conceito contra científico não é algo novo. O livro aborda ainda temas como preconceito linguístico, negacionismo e o racismo, sempre mostrando como essas questões estão relacionadas à geografia.

Sobre o autor

João Luiz Pedrosa ganhou notoriedade após sua participação no reality Big Brother Brasil em 2021. O mineiro é professor de geografia formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), e mestrando em educação pela Universidade Federal de Viçosa (MG). É também apresentador de programas no Multishow e Canal Futura, onde dialoga sobre temas relacionados à educação e ciência no Brasil.

Via Assessoria