Foto: Reprodução / Instagram

Jessilane Alves, professora e ex-participante da última edição do Big Brother Brasil, publicou um vídeo nos stories do Instagram relatando que tem recebido diversos ataques racistas e discursos de ódio em suas redes. Ela aponta que tem sido atacada desde que expôs sua opinião sobre o vencedor do programa ter chegado tão longe. Sua declaração foi ar na última quinta-feira (28), durante o episódio “BBB Dia 101” e ela expôs que tem sido atacada neste sábado (30).

“Realmente estou em paz com tudo aquilo que falei, porque não ofendi ninguém. A única coisa que fiz foi expor minha opinião, como já vinha fazendo no programa”, disse a seus seguidores, reforçando que não se arrepende.

https://twitter.com/portaljessilane/status/1520539629493051393

Em relação ao racismo, a professora afirma que para além das ofensas, os comentários racistas atingem não somente a ela, mas a toda uma população. “Nosso jurídico já está sendo acionado porque isso já passa a ser crime. Se é crime, a gente tem que levar pra um outro lugar sim”.

Ela disse que apesar de não acompanhar os comentários, há uma equipe de administradores que fazem a leitura e afirma que os agressores serão responsabilizados.

Ataques de cunho racista podem e devem ser denunciados mesmo que tenham sido feito nas redes sociais e/ou por pessoas anônimas. Um dos modos de denunciar é prestar queixa em qualquer delegacia, sobretudo as delegacias especializadas, caso haja na localidade do denunciante. Alguns estados e municípios também contam com um disque-denúncia próprio para relatos por telefone.

Na internet, as denúncias podem ser feitas no site do Ministério Público Federal ou pela SaferNet. Neste caso, é importante coletar prints e/ou links que comprovem a agressão.