A nova pesquisa Ipec também aponta que Lula (PT) cresceu no Sul e no Sudeste e segue na liderança da disputa pela presidência com 44% e tem chances de liquidar o pleito já no primeiro turno

Lula em campanha em Manaus. Foto: Ricardo Stuckert

A pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (5), encomendada pela TV Globo, aponta que 49% dos eleitores brasileiros rejeitam Jair Bolsonaro (PL). Na rodada anterior, de 29 de agosto, o índice de Bolsonaro estava em 47%, enquanto o de Lula era o mesmo do novo levantamento, em 36%. A oscilação de Bolsonaro ocorreu no limite da margem de erro, informa a pesquisa.

Enquanto isso, a pesquisa Ipec (antigo Ibope) aponta que o ex-presidente Lula segue na liderança da disputa pela presidência e tem chances de liquidar o pleito já no primeiro turno.

Segundo o estudo, o petista manteve os mesmos 44% de intenções de voto que já tinha na pesquisa de agosto do instituto. Já Bolsonaro registrou queda: ele tinha 32% no levantamento anterior, e agora aparece com 31%.

Ciro Gomes (PDT), por sua vez, teve ligeira oscilação positiva e marca 8%, assim como Simone Tebet (MDB), que tinha 2% e agora soma 4% das intenções de voto.

Com os números atuais, Lula está muito próximo vencer a eleição já no primeiro turno, sem a necessidade da realização de um segundo, já que soma 50% dos votos válidos (sem brancos e nulos).

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, segundo o Ipec, Lula venceria Bolsonaro com 52%, contra 36% de Bolsonaro. Os números mostram crescimento do petista, que no levantamento anterior marcava 50%, e queda do atual presidente, que somava na última pesquisa 37%.

O Ipec consultou 2.512 pessoas, entre os dias 2 e 4 de setembro, em 158 municípios de todas as unidades federativas do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Lula cresce no Sul e Sudeste

A pesquisa Ipec divulgada nesta segunda (5) também revela que Lula lidera as intenções de voto para a presidência na maior parte das regiões brasileiras.

O levantamento mostra que o petista cresceu no Sul e no Sudeste, onde ficam os maiores colégios eleitorais do Brasil, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

No Sul, Lula cresceu 3 pontos percentuais com relação ao último estudo do instituto de agosto, e agora marca 39% de intenções de voto. Já Bolsonaro cresceu 5 pontos e empata tecnicamente com o ex-presidente na região, com os mesmos 39%.

Já no Sudeste, Lula aparece com 2 pontos percentuais a mais que na última pesquisa e, agora, vem com 41%. Bolsonaro, por sua vez, fez o caminho contrário: caiu 3 pontos e marca 30%.

Na região Nordeste, o ex-presidente segue com liderança folgada, apesar de ter oscilado 1 ponto para baixo. O petista tem 56% das intenções de voto, contra 25% de Bolsonaro, que caiu 2 pontos percentuais.

O petista só está abaixo de Bolsonaro nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde perdeu 5 pontos e marca 35%. Já Bolsonaro manteve o mesmo índice do último levantamento: 40%.