Time paulista vence Independiente Santa Fe (Bogotá-COL) e consagra o título continental 2021

Foto: Staff Images WOMAN

Por Talyssa Machado, Danilo Lysei e Vitor Hugo para NINJA Esporte Clube

Quem acompanhou todo o torneio continental viu que o caneco estava nas mãos das Brabas corinthianas desde o início da primeira partida. Já nos primeiros jogos das rodadas, as atletas mostraram a que vieram e literalmente atropelaram quem estivesse à frente do gol adversário.

Invictas, a equipe feminina do Corinthians confirmou o favoritismo de toda a competição na noite de hoje (21) e venceu o torneio continental da Libertadores Feminina 2021. Ao som do público e da Fiel nas arquibancadas do estádio Gran Parque Central, Uruguai, a vitória por 2×0 sobre o time colombiano Independiente Santa Fe consagrou às meninas o título de tricampeãs.

Partida

Em um início de primeiro tempo mais equilibrado do que o esperado, as jogadoras da Fiel viram a equipe do Santa Fe manter um ritmo de jogo intenso e acelerado no começo, com boas marcações e chances de gol para ambos os lados.

A abertura do placar veio já nos primeiros 9’, de contra ataque e trabalho em equipe: Vic Albuquerque #17 aproveitou consciente a bola na área e cruzou para Portilho #18 que, sem espaço, voltou de calcanhar e mandou para Adriana #16, que meteu um golaço de cabeça no canto direito e marcou o primeiro do Corinthians.

Com desarmes e alguns escanteios, a equipe paulista assumiu o jogo com o seu domínio técnico. Aproveitando o placar na frente, controlou o ritmo, criou mais chances e soube aproveitar as oportunidades.

Aos 30’, uma saída equivocada da goleira corinthiana Kemelli #12 fez o coração do torcedor brasileiro sair pela boca: Guarecuco #9, da equipe adversária, pegou a bola e chutou, mas não conseguiu aproveitar o deslize e perdeu uma chance clara de gol ao lançar para fora.

Sem sossegar até o fim, aos 41’ da primeira parte Tamires #14 recebeu com propriedade, deu um perfeito passe na grande área à Portilho #18, que concluiu a assistência e marcou o segundo gol do Timão.

Já no segundo tempo, as atletas do Timão voltaram com tudo e a chegada da Fiel aqueceu ainda mais a disputa do caneco. O Santa Fe voltou a apertar mais a saída de bola das jogadoras brasileiras e chegou a ter pequenos lances ao gol.

A equipe colombiana sem conseguir avançar, mexeu na equipe e lançou duas substituições: Sai Celis #7 e entra Cuesta #17. E troca Guarecuco #18 e entra Penhã #13. Em seguida às mudanças, teve chance de gol: Fany Gauto #10 viu abertura da defesa do time paulista e lançou direto de fora da área, para assustar o time paulista. O chute de raspão saiu por cima do gol corinthiano.

Vendo as tomadas de bola e jogo pender ao time adversário, Arthur Elias mexeu também na equipe corinthiana no meio do segundo tempo: Vic Albuquerque #17 saiu e entrou Jheniffer Gouveia #9 e Katiuscia, após receber uma bolada no rosto, foi substituída por Poliana #19.

Administrando o placar, as Brabas paulistas usaram o tempo a favor, sem se intimidar com a pressão colombiana nas saídas de bola. As adversárias ficaram limitadas ao esquema tático defensivo do Timão que segurou o jogo no meio campo e manteve o controle da partida.

Grazi #17 e Andressinha #20 entraram no lugar de Portilho e Tamires no final do segundo tempo. No desfecho, Santa Fe até insistiu e chegou a fazer nova substituição, mas o time comandado por Albeiro Erazo fechou com o segundo lugar do torneio continental.

“Foi um jogo muito bom, acho que a presença do público foi muito interessante. O mais importante é que o grupo (Corinthians) teve maturidade, conseguiu superar as adversidades, superar a pressão que elas fizeram no início da partida e fomos eficientes assim que chegamos, conseguimos concluir com o gol”, destacou em entrevista coletiva à Braba camisa 10, Gabriela Demoner.

Histórico da Competição

A Copa Libertadores da América de Futebol Feminino é realizada desde 2009 pela Conmebol e conta com 16 equipes, sendo a competição de futebol mais importante para os clubes femininos da América Latina.

Das 13 edições do torneio, dez foram conquistadas por clubes brasileiros. Com este título, o Corinthians se iguala ao São José – SP, que também venceu três vezes a competição. Logo após, aparecem Santos e Ferroviária com dois títulos cada. As outras três edições foram conquistadas pelo Colo-Colo, do Chile, Sportivo Limpeño, do Paraguai, e Atlético Huila, da Colômbia.

Na Libertadores, Santa Fe e Corinthians se enfrentaram duas vezes: na final da edição atual e em 2017, ocasião em que o Corinthians venceu a partida por 2 a 1, com dois gols de Grazi, no estádio La Arboleda, em Assunção, Paraguai.

Na competição de 2021, o Santa Fe obteve duas vitórias, três empates e uma derrota, marcou 6 gols e sofreu 5, em 6 jogos. Já o campeão Corinthians apresenta uma trajetória de invencibilidade desde a sua classificação em primeiro lugar no Grupo D. Foram seis vitórias em 6 jogos, alcançando 100% de aproveitamento, tendo marcado 24 gols e sofrido somente 2.

A conquista do tri só ressalta o histórico do Timão na Libertadores: são 22 jogos, com 19 vitórias e 3 empates, sem nenhuma derrota. No saldo do campeonato são 90 gols marcados e 10 sofridos.

Com a conquista do Brasileirão e da Libertadores em 2021, o Corinthians pode se tornar o primeiro time de futebol feminino do Brasil a ter a Tríplice Coroa. Para isso, as Brabas precisam vencer o São Paulo na final do Campeonato Paulista. A partida será realizada em dezembro, ainda sem data marcada.

É moçada, as BRABAS são fera demais!