Ao discursar na COP27, Al Gore destacou a necessidade de proteção à floresta amazônica

No dia 30 de outubro, Al Gore celebrou a mudança de poder no Brasil (Kiara Worth/UNclimateChange)

No segundo dia da COP27, ao que parece, teve indireta para Jair Bolsonaro. Ao discursar, o ambientalista e ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, não citou nome de um, nem de outro, mas disse que o Brasil “escolheu parar de destruir a Amazônia”, no que parece uma menção à vitória de Lula.

No dia 30 de outubro, no Twitter, ele já havia manifestado contentamento com a mudança de poder no Brasil, quando ao congratular Lula disse que “o mundo espera uma liderança renovada do Brasil na condução de soluções para a crise climática”.

Na COP27, ao elencar desafios que o mundo precisa enfrentar para impedir o avanço do aquecimento global e reduzir o uso de combustíveis fósseis citou a necessidade de se proteger a floresta amazônica.

Ele resgatou a fala do chefe das Nações Unidas, António Guterres, ao dizer que estamos na “estrada para o inferno climático” e que para mudar isso, é preciso “vontade política”.

Além de Al Gore, participaram da COP27 nesta segunda-feira, chefes de Estado de países como Alemanha, França e Itália. Eles fizeram pronunciamentos no encontro, sediado na cidade de Sharm El-Sheik, no Egito. A COP27 segue até o dia 18 de novembro.