Foto: Taina Mics / Midia NINJA

Começou hoje o 3º Congresso Internacional dos Povos Indígenas da América Latina em Brasília. Centenas de pesquisadores indígenas e não indígenas estão participando dos debates, rodas de conversa e apresentação de projetos. O encontro vai até essa sexta-feira provoca o intercâmbio de ideias e a discussão sobre questões ético-políticas envolvidas na produção de conhecimento sobre e/ou junto a povos indígenas.

Na mesa de abertura participaram a deputada federal Joenia Wapichana e a liderança indígena Sonia Guajajara. Durante a tarde, além da programação do congresso, as mulheres indígenas também se reuniram para avançar na articulação do 1º Encontro de Mulheres indígenas que acontece também em Brasília, entre os dias 9 a 13 de agosto.

Em sua terceira edição, pela primeira vez no Brasil, o congresso tem como tema central “Trajetórias, narrativas e epistemologias plurais, desafios comuns”, a fim de visibilizar, fortalecer e refletir sobre a emergência de intelectuais indígenas no campo acadêmico, seus significados e efeitos, para o presente e o futuro dos povos indígenas.

Encerrando a noite, a conferência em diálogo contou com Ailton Krenak e Ketty Lopéz do Peru. Confira algumas fotos:

Foto: Davi Mello

Foto: Davi Mello

Foto: Davi Mello

Foto: Tainá Xavier / Mídia NINJA

Foto: Tainá Xavier / Mídia NINJA

Foto: Raissa Azeredo / Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA

Foto: Davi Mello

Foto: Raíssa Azeredo / Mídia NINJA