Joanderson Gomes de Almeida, de 30 anos, do povo Pankararu do estado de Pernambuco, venceu o prêmio “Povos Indígenas e Comunidades Locais”, realizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) com a imagem “Puxamento do Cipó”, retratando parte da tradicional festa da Corrida do Imbu

 

A foto “Puxar da Videira” foi a vencedora do Prêmio de Fotografia Povos Indígenas e Comunidades Locais, realizado pela OMPI. Foto: © Joanderson Gomes de Almeida

Com informações da ONU Brasil

O indígena brasileiro Joanderson Gomes de Almeida, de 30 anos, venceu o concurso de fotografia Povos Indígenas e Comunidades Locais, realizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Joanderson, do povo Pankararu do estado de Pernambuco, venceu o prêmio com a imagem “Puxamento do Cipó”, retratando um ritual parte da tradicional festa da Corrida do Imbu.

O tema do prêmio este ano foi “Mudanças Climáticas e Ação Climática: Mãe Terra através de nossas lentes”, um incentivo do OMPI para que jovens indígenas expressem suas visões sobre proteção ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que aumenta a conscientização sobre como os direitos autorais podem ser usados ​​para proteger sua criatividade.

“O povo Pankararu tem uma característica muito forte de preservar a cultura e as tradições indígenas”, diz Joanderson. “Nossa relação com a natureza é de respeito e não mercantil, pois é da terra que tiramos nossos alimentos de forma consciente e sustentável”.

Atualmente estudante de mestrado na Universidade de Brasília, Joanderson venceu o concurso ao mostrar o rito de puxar a videira, uma tradição dos indígenas Pankararu que ajuda a prever se o próximo ano será de boas colheitas, abundância e boas chuvas. “Nesse momento, os seres cosmológicos nos dão o caminho, a orientação de como será o clima naquele período”, explica o estudante. A tradição também faz com que cada membro da comunidade reflita sobre o que poderia ter sido feito de forma diferente e como eles podem melhorar sua atitude em relação à Mãe Natureza.