PARÁ — Nesta segunda-feira, 11, um incêndio foi atingiu a área da usina de Belo Monte, em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará.

Segundo o governo do estado, a brigada de incêndio da Norte Energia não foi suficiente para controlar as chamas e o Corpo de Bombeiros foi acionado. Equipes de Altamira estão a caminho de Vitória do Xingu. A distância até a usina é de 50 km.

Assista o vídeo do momento em que o incêndio se alastrava pelo local:

No vídeo, é possível ver que alguns funcionários saíram do local, fugindo das chamas.

Em nota, a Norte Energia informou que “por medida de segurança, todos os trabalhadores foram retirados do local”. Ainda segundo o consórcio construtor, não houve vítimas e os danos foram somente materiais.

Histórico de Belo Monte

A Usina de Belo Monte, terceira maior hidrelétrica do mundo, inaugurada em 2016, foi instalada em Altamira, no Pará, contra a vontade da população, e os danos causados pela usina na Amazônia não terminaram após sua construção. Dezenas de milhares de indígenas e povos tradicionais foram forçados a abandonar suas casas e seu meio de subsistência: a pesca. Enquanto isso, a cidade de Altamira sofreu um período de expansão e quebra, com a chegada de diversos trabalhadores, que, mais tarde, a abandonaram. A mina de ouro da Belo Sun, ainda não construída, também continua sendo uma ameaça em potencial.

Em breve, novas atualizações.