Um dos dois representantes da América Latina no 79º Festival de Cinema de Veneza, “Argentina, 1985” já consta como um dos favoritos a levar o grande prêmio

Longa de Santiago Mitre fala do histórico Julgamento das Juntas, que condenou militares pelos crimes da última ditadura argentina (1976-1983), entre eles, mais de 30 mil desaparecidos. Foto: Divulgação

Por Lenine Guevara

“Argentina, 1985” de Santiago Mitre está concorrendo ao Leão de Ouro no 79º Festival de Cinema de Veneza. Quarto longa do diretor, “Argentina, 1985” foi baseado em fatos reais do julgamento de líderes militares da ditadura argentina, que governaram com perseguição a civis, até a reabertura democrática de 1983.

Junto ao tribunal de Nuremberg (quando os líderes nazistas derrotados foram depostos), o julgamento civil argentino é considerado um dos mais significativos da história do mundo moderno. A diferença é que na Argentina, a junta militar ainda detinha o poder quando foi levada ao tribunal por seus crimes.

O thriller é baseado na história dos promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo e a corrida de sua equipe para reunir provas e testemunhas suficientes antes da data do julgamento, ultrapassando ameaças de morte antes e durante o julgamento como carros-bomba que foram detonados nas tentativas dos militares de intimidá-los.

Junto ao roteirista Mariano Llinás, Santiago Mitre mergulhou fundo na pesquisa, entrevistando testemunhas, participantes de julgamentos, vasculhando arquivos e visitando alguns sites em um processo de dois anos. Alguns personagens foram compostos do testemunho de várias pessoas e os testamentos no julgamento são recitados literalmente pelos atores.

O julgamento nunca havia sido levado às telas na Argentina e será estrelado por Ricardo Darin (“The Secret in Their Eyes”, “Wild Tales”) e Peter Lanzani (“The Clan”). A co-produção é da Amazon Studios, La Unión de los Ríos de Mitre, Kenya Films e Infinity Hill também será apresentada no festival de San Sebastian e Zurique. Ele será lançado nos cinemas e no Prime Video em outono de 2022.

Com informações de Anna Marie de la Fuente para Variety.