Militares nomeados por Bolsonaro auxiliaram bolsonaristas que invadiram Planalto

Foto: reprodução/circuito interno Palácio do Planalto

No dia 8 de janeiro, durante a invasão do Palácio do Planalto por golpistas, as câmeras de segurança interna registraram a atuação conjunta do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da polícia e dos invasores. As imagens que ainda não haviam sido divulgadas ganharam ampla repercussão nacional.

Após a divulgação de um vídeo inédito que mostrava o ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias, circulando tranquilamente entre os invasores, ele se demitiu. Ricardo Capelli, que já havia atuado como interventor na área da segurança pública no DF após a prisão de Anderson Torres, agora atua como ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional no lugar de Gonçalves Dias.

Após a prisão dos invasores, o presidente Lula chega acompanhado de uma pequena comitiva de seguranças e ministros, horas após o início das invasões. Nas imagens, ele demonstra irritação ao ver a destruição do patrimônio público.

As imagens do circuito interno foram liberadas nesta sexta-feira (21), por ordem do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). As gravações mostram outros momentos da movimentação do dia 8, incluindo o major José Eduardo Natale conversando com os invasores e oferecendo-lhes água em um momento, sem fazer nada para impedir os criminosos de seguirem a destruição.

Além disso, há momentos em que Natale indica caminhos dentro do Palácio. Em um trecho, é possível ver Dias, Natale e outros agentes do GSI conduzindo os invasores para a saída. Dias afirmou em seu depoimento à Polícia Federal que não prendeu os invasores porque eles seriam detidos no segundo andar “tão logo descessem”.

No entanto, às 16h30, ainda havia extremistas circulando livremente no segundo andar, uma vez que a maioria das câmeras do local havia sido destruída ou parado de funcionar ao longo da tarde, tornando impossível determinar o momento exato em que as prisões começaram.

Confira a cronologia da invasão no Palácio do Planalto, sem rostos embaçados.