Os sistemas agroalimentares são um importante empregador de mulheres em todo o mundo e constituem uma fonte de subsistência mais importante para as mulheres do que para os homens em muitos países

As mulheres empregadas em empregos assalariados na agricultura ganham 82 centavos para cada dólar que os homens ganham. Foto: ©FAO/Jafaar Al Merei

Publicado originalmente em FAO

Combater as desigualdades de gênero nos sistemas agroalimentares e empoderar as mulheres reduz a fome, impulsiona a economia e reforça a resiliência a choques como a mudança climática e a pandemia de COVID-19, revela um novo relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) .

O relatório sobre a situação das mulheres nos sistemas agroalimentares, o primeiro desse tipo desde 2010, vai além da agricultura para fornecer uma visão abrangente da situação das mulheres que trabalham nos sistemas agroalimentares – da produção à distribuição e consumo.

O relatório destaca que, globalmente, 36% das mulheres trabalhadoras estão empregadas em sistemas agroalimentares, juntamente com 38% dos homens trabalhadores. No entanto, os papéis das mulheres tendem a ser marginalizados e suas condições de trabalho tendem a ser piores do que as dos homens – irregulares, informais, de meio período, pouco qualificadas ou intensivas em mão-de-obra. Da mesma forma, as mulheres empregadas em empregos assalariados na agricultura ganham 82 centavos para cada dólar que os homens ganham.

As mulheres também têm posse menos segura da terra, menos acesso a crédito e treinamento e precisam trabalhar com tecnologia projetada para homens. Juntamente com a discriminação, essas desigualdades criam uma diferença de gênero de 24% na produtividade entre mulheres e homens agricultores em fazendas de tamanho igual.

Notavelmente, o estudo ressalta que os sistemas agroalimentares são uma fonte de subsistência mais importante para as mulheres do que para os homens em muitos países. Por exemplo, na África subsaariana, 66 por cento do emprego das mulheres está no setor, em comparação com 60 por cento dos homens. No sul da Ásia, as mulheres trabalham predominantemente em sistemas agroalimentares (71% das mulheres, contra 47% dos homens), embora haja menos mulheres do que homens na força de trabalho.

Benefícios socioeconômicos

“Se enfrentarmos as desigualdades de gênero endêmicas nos sistemas agroalimentares e empoderarmos as mulheres, o mundo dará um salto em direção aos objetivos de erradicar a pobreza e criar um mundo livre da fome”, diz o diretor-geral da FAO, QU Dongyu, no prefácio do relatório.

De fato, o estudo explica que eliminar a diferença de gênero na produtividade agrícola e a diferença salarial no emprego agrícola aumentaria o produto interno bruto global em quase US$ 1 trilhão e reduziria o número de pessoas com insegurança alimentar em 45 milhões.

Da mesma forma, os benefícios dos projetos que capacitam as mulheres são maiores do que aqueles que apenas integram o gênero. Os autores explicam que se metade dos produtores de pequena escala se beneficiasse de intervenções de desenvolvimento focadas no empoderamento das mulheres, isso aumentaria significativamente a renda de mais 58 milhões de pessoas e aumentaria a resiliência de outros 235 milhões.

“Sistemas agroalimentares eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis ​​dependem do empoderamento de todas as mulheres e da igualdade de gênero. As mulheres sempre trabalharam nos sistemas agroalimentares. É hora de fazermos os sistemas agroalimentares funcionarem para as mulheres”, acrescenta Qu.

Desigualdade relacionada ao clima e choques econômicos globais

O relatório também indica que, quando as economias encolhem, os empregos das mulheres vão primeiro. Globalmente, 22% das mulheres nos segmentos ‘fora da agricultura’ dos sistemas agroalimentares perderam seus empregos no primeiro ano da pandemia do COVID-19, em comparação com 2% dos homens.

A insegurança alimentar das mulheres também aumentou mais rapidamente durante a pandemia, e elas tiveram que assumir mais responsabilidades de cuidado, o que muitas vezes resultou em meninas faltando mais à escola do que meninos. A violência de gênero também aumentou, especialmente a violência doméstica contra mulheres e meninas.

O estudo confirma ainda que as mulheres são mais vulneráveis ​​a choques climáticos e desastres naturais, pois as restrições de recursos e as normas de gênero discriminatórias podem dificultar a adaptação. Por exemplo, a carga de trabalho das mulheres, incluindo as horas trabalhadas na agricultura, tende a diminuir menos do que a dos homens durante choques climáticos, como o estresse térmico.

Progresso lento

Embora tenha sido alcançado algum sucesso na redução das lacunas de gênero no acesso digital e financeiro, uma década após o último relatório da FAO, o progresso na redução da maioria das lacunas de gênero estagnou ou foi revertido, impedindo melhorias em tudo, desde a nutrição até o desenvolvimento da primeira infância; da renda ao acesso a empregos de qualidade.

Além disso, as desigualdades nos sistemas agroalimentares impedem as mulheres em todos os níveis e em todas as funções. As mulheres não têm acesso a treinamento, crédito e ferramentas fundamentais – incluindo terra, fertilizantes e sistemas de irrigação – que as capacitam e permitem que façam uma contribuição igualitária.

Os autores ressaltam que, embora a medida em que as estruturas políticas nacionais abordam questões de gênero tenham melhorado na última década, a desigualdade de gênero nos sistemas agroalimentares persiste em parte porque as políticas, instituições e normas sociais discriminatórias ainda restringem oportunidades iguais e direitos iguais aos recursos.

Recomendações

No geral, o relatório conclui que reduzir as desigualdades de gênero nos meios de subsistência, melhorar o acesso aos recursos e promover a resiliência é um caminho crítico para a igualdade de gênero, o empoderamento das mulheres e sistemas agroalimentares mais justos e sustentáveis.

Isso inclui fechar lacunas relacionadas ao acesso a ativos, tecnologia e recursos. O estudo mostra que as intervenções para melhorar a produtividade das mulheres são bem-sucedidas quando abordam a carga de cuidados e trabalho doméstico não remunerado, fornecem educação e treinamento e fortalecem a segurança da posse da terra.

O acesso a creches também tem um grande efeito positivo no emprego das mães, enquanto os programas de proteção social demonstraram aumentar o emprego e a resiliência das mulheres.

O relatório indica ainda que as abordagens transformadoras de gênero são promissoras na mudança de normas discriminatórias e são econômicas com altos retornos.

Finalmente, os autores recomendam abordar a contínua falta de dados de alta qualidade desagregados por sexo, idade e outras formas de diferenciação social e econômica, o que é fundamental para monitorar e acelerar o progresso em direção à igualdade de gênero nos sistemas agroalimentares.

Outras descobertas importantes

• Os homens têm maior propriedade ou direitos de posse garantidos sobre terras agrícolas do que as mulheres em 40 dos 46 países que relatam o Indicador 5.a.1 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

• A diferença de gênero no acesso das mulheres à internet móvel em países de baixa e média renda diminuiu de 25% para 16% entre 2017 e 2021, e a diferença de gênero no acesso a contas bancárias diminuiu de 9 pontos percentuais para 6 pontos percentuais

• A diferença na insegurança alimentar entre homens e mulheres aumentou de 1,7 pontos percentuais em 2019 para 4,3 pontos percentuais em 2021

• Enquanto 75 por cento dos documentos de política relacionados com a agricultura e desenvolvimento rural de 68 países reconhecem os papéis das mulheres e/ou os desafios das mulheres na agricultura e no desenvolvimento rural, apenas 19 por cento incluíam objetivos de política relacionados com o género