Foto: Arquivo pessoal/ Pâmela Cristina Matias Gomes

Dona Maria Cardoso, uma idosa de 102 anos, viralizou em fevereiro de 2021 quando entregou um currículo em um frigorífico na cidade de Promissão, interior de São Paulo. A família fez o documento como forma de brincadeira, que se espalhou nas redes, mas hoje dona Maria surpreende novamente celebrando um ano realizando ações de marketing para uma companhia de vinho.

Ela queria trabalhar para ganhar independência dos familiares. “Eu quero trabalhar para comprar meus ‘vinhozinhos’, minha ‘carninha’, para não depender só da filha, ajudar um pouco”, disse dona Maria Cardoso à época conforme publicação da Gazetaweb com G1.

Uma companhia de vinho logo viu a história e chamou Dona Maria para fazer ações pontuais de marketing, com participações em vídeos e fotos de divulgação da empresa.

“Com o emprego, além da ocupação e da brincadeira, ela conseguiu dar uma reformada na casa. Ela só se mantinha com a aposentadoria. Agora, com o dinheiro que ela ganha, já trocou o sofá, trocou a geladeira, deu uma renovada no guarda-roupa, porque ela é bem vaidosa. Ela está toda renovada e bem feliz”, contou a bisneta Pâmela Cristina Matias Gomes ao G1.

Pâmela foi quem mandou o currículo da bisavó a um frigorífico onde outros membros da família trabalhavam. Juliana Araújo recebeu o documento e fez uma postagem em suas redes celebrando a disposição de Maria.

Dona Maria tem 29 netos, 35 bisnetos, 20 tataranetos e mora com a filha de 80 anos. Ela ajuda tirando algumas fotos com os produtos da marca de vinho, mas tem passe livre para parar a hora que quiser.

Ainda conforme o Gazetaweb, o país conta com quase 1,2 milhão de trabalhadores a partir de 70 anos na ativa, e a curva mostra uma volta acelerada desse grupo ao mercado desde 2016, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio. A alta do custo de vida é uma das responsáveis.