Foto: reprodução graph.org

Muito cuidado com o que você compartilha, e principalmente, com as informações que você dissemina na internet.

O estadunidense Michael Lane Brandin decidiu, em suas palavras, fazer um experimento social, e compartilhou em seu facebook que estava com coronavírus e que os médicos disseram que o vírus era transmitido pelo ar. A história começou a se espalhar muito rapidamente pelo condado de Tyler, no Texas, onde ele morava, antes das medidas de isolamento terem sido decretadas.

A notícia falsa disseminada por Michael gerou pânico nas pessoas, que se desesperaram em saber como se proteger de um assassino invisível. A polícia entrou em contato com Michael e pediu que alterasse a publicação avisando que era um experimento, mas o caso já tinha tomado grande proporção e ele passou uma noite detido, e teve que pagar fiança para ser liberado do crime de alarme falso, queixa dada pelo promotor do condado.

Ele é bacharel em comunicação de massa e por conta da história perdeu o emprego, o prazo do mestrado, o plano de saúde mas afirma estar “feliz” por ter provado sua tese de que as pessoas não tomam cuidado com o que lêem ou compartilham na internet.

Outros países também estão levando presas pessoas por disseminarem notícias sobre o vírus que causem pânico e desinformação. Em outros, a alegação é de perseguição e cerceamento da liberdade de expressão. O blogueiro queniano Robert Alai ficou três dias preso após dar alguns tweets sobre um possível surto de covid-19 no porto local de Moçamba, pode. Alai pode pegar até 10 anos de prisão e acredita que parte disso é por ser conhecido por ser oposição ao governo.

Ele reforça que a polícia precisa fazer seu trabalho e evitar fake news, mas não é possível que isso seja argumento para perseguição.

Ao fim, é preciso ter cuidado. Leia bem, pesquise e antes de compartilhar notícias, em especial durante a pandemia, tenha certeza de que é um conteúdo confiável e que não coloca pessoas em risco. O equilíbrio entre permitir a liberdade de expressão nas mídias sociais e proteger as pessoas do pânico é algo que todo país está enfrentando.