Imagem: Yonkers Police Department

Um homem em Yonkers, Nova York, nos Estados Unidos, foi preso por tentativa de homicídio depois de dar 125 socos em uma mulher asiática e xingá-la com insultos raciais, disse a polícia.

A vítima de 67 anos estava entrando em seu prédio na noite de sexta-feira quando o agressor, que a polícia identificou como Tammel Esco, de 42 anos, a viu e a chamou de “vadia asiática”, disse a polícia de Yonkers.

O ataque foi capturado em vídeo de vigilância (aviso de gatilho em link: cenas de violência), que foi amplamente compartilhado online.

A vítima ignorou o comentário, entrou no vestíbulo do prédio e tentou abrir a segunda porta do saguão. Esco se aproximou dela por trás, deu um soco em sua cabeça, a derrubou no chão, ficou em cima dela e deu vários socos na cabeça e no rosto dela repetidamente. Ele também a pisou sete vezes e cuspiu nela, disse a polícia.

A vítima, que não foi identificada, sofreu múltiplas contusões e lacerações na cabeça e no rosto e sangramento no cérebro. Internada no hospital, ela foi listada em estado estável.

Uma testemunha disse que ligou para o 911.

Foto: AFP/Jiji

“Comecei a bater na porta e, quando fiz isso, chamou a atenção dele, e foi aí que ele saiu de cima dela”, disse Yvette Crespo à NBC New York. “Ele saiu por aquela porta, foi até o canto [e] levantou as mãos.”

Quando a polícia chegou, eles encontraram e prenderam Esco. Ele foi acusado de tentativa de homicídio como crime de ódio e agressão em segundo grau envolvendo uma vítima de 65 anos ou mais.

Alguns inquilinos disseram que o suspeito era um morador do prédio. Um disse à ABC 7: “Tive uma briga com ele, não fisicamente, mas algo que ele fez com minha neta. Eu não entendo como ele voltou aqui depois que ele fez o que fez. Ele a perseguiu e a jogou por aquela janela ali”.

De acordo com a polícia de Yonkers, Esco tem 14 prisões anteriores, metade por acusações criminais. Em fevereiro de 2021, ele empurrou uma mulher por uma janela de vidro e recebeu liberdade condicional sem prisão. Em 2011, ele foi condenado por agressão e sentenciado a três anos de prisão. Ele foi libertado em liberdade condicional depois de dois anos e meio.

“Este é um dos ataques mais terríveis que já vi; bater em uma mulher indefesa é desprezível e mirar nela por causa de sua raça o torna ainda mais”, disse o comissário de polícia de Yonkers, John Mueller.

“Este réu deve receber a punição máxima permitida por lei para enviar uma mensagem clara de que o comportamento violento e odioso não será tolerado em nossas comunidades”.

O prefeito de Yonkers, Mike Spano, disse: “Crimes de ódio são intoleráveis ​​em nossa cidade… Espero que o suspeito seja acusado em toda a extensão da lei por suas ações hediondos. Continuo mantendo a vítima e sua família em nossos pensamentos e orações”.

Esco estava detido sem fiança na prisão do condado de Westchester.

O ataque ocorre em meio a relatos de ataques crescentes a americanos asiáticos e habitantes das ilhas do Pacífico e em torno de Nova York. De acordo com dados compilados pelo Center for the Study of Hate and Extremism, os crimes de ódio anti-AAPI aumentaram 339% nos EUA no ano passado.

Publicado originalmente em The Guardian