Por Cleizer Maciel

Em jogo sonolento, Holanda supera Qatar já eliminado e avança às oitavas da Copa do Mundo. A equipe laranja de Louis van Gaal já não é mais mecânica, e ainda assim conseguiu o primeiro lugar no grupo que ainda tinha Senegal e Equador.

Um primeiro tempo com o controle absoluto, e responsável da Holanda sobre a seleção dona da casa, o Qatar. Já fora da Copa, os donos da casa até chegaram a ensaiar uma reação mas, rapidamente os “laranjas” de Louis van Gaal, técnico da seleção holandesa responderam, mesmo com preguiça, até achar o gol.

Com o 1 x 0 no placar, gol da revelação Gakpo, astro do PSV, a seleção holandesa começou a garantir a primeira colocação no grupo. Mesmo jogando mal e diante de um adversário tecnicamente inferior, o que pesou foi a camisa.

O segundo tempo começou com um Qatar mais “assanhado”, tentando apostar a sua saída digna pelos pés do seu craque Afif (Fifa ao contrário) mas, sem perigo. A resposta holandesa veio logo aos quatro minutos com Frankie De Jong aproveitando a sobre da batida para gol do meia Memphis. Ligado no lance, De Jong só teve o trabalho para empurrar para o fundo das redes e ampliar o placar fazendo 2 x 0 para a Holanda.

O Qatar voltou a rondar a área da Holanda somente aos 10 minutos do segundo tempo em jogada pela esquerda e cruzamento para área que, como as demais investidas dos qatari, não resultou em absolutamente nada.

A seleção holandesa seguiu até os 20 minutos do segundo tempo apresentando um futebol medíocre, embora suficiente para passar para a próxima fase. Em uma tentativa desesperada de fazer pelo menos um gol, o técnico da seleção do Qatar tirou seu artilheiro, Almoez e encerrou assim a competição para o atleta que chamou atenção nas primeiras partidas da sua equipe.

Berguis, jogado que havia acabado de entrar chegou a marcar o terceiro gol da Holanda aos 25 minutos mas foi anulado pelo VAR que detectou um toque de mão de Gakpo na origem da jogada.

Aos 30 minutos do segundo tempo, a Holanda claramente esperava apenas o tempo passar para consolidar sua classificação. Um partida sonolenta e sem emoções entre um time classificado e um que já estava fora da Copa.

A equipe Holandesa, treinada pelo técnico mais velho da Copa, chegou aos 45 do segundo tempo com controle de uma partida absolutamente fria e já pensando na próxima fase, eliminatória. A apresentação dos holandeses deixa um sinal de alerta, já que o mesmo nível de futebol será fatal para as pretensões futuras na competição.

Aos donos da casa, a seleção do Qatar, resta a certeza de um bom papel cumprido em face das suas imensas dificuldades e, a partir de agora, é assistir o restante da Copa do Mundo do lado de fora dos campos.

Confira a cobertura completa no fio abaixo:

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube