A confirmação do título veio com um golaço de Bia Zaneratto que fechou o placar em 4 a 1 e a consagração de um time que se tornou o maior nome do Continente nos últimos três anos

A capitã Bia Zaneratto recebendo a taça da Libertadores feminina. Foto: Reprodução/Diário Palmeiras/Twitter

Por Mauro Utida

O Palmeiras conquistou seu primeiro título da Libertadores da América feminino na noite desta sexta-feira (28) ao vencer o Boca Junior por 4 a 1 na final inédita disputada no estádio Rodrigo Paz Delgado em Quito, no Equador.

O título das meninas do Palestra Itália acontece 22 anos depois do Palmeiras perder a final da Libertadores para o Boca Juniors e ainda quebraram um tabu na história do clube de nunca ter vencedio uma equipe argentina numa final.

Em sua primeira participação na competição da Conmebol, as meninas do Palmeiras fizeram uma campanha invicta e levantaram a taça com gols de Ary Borges, Byanca Brasil, Poliana e a capitã Bia Zaneratto. Já o Boca anotou um gol com Brisa Prioli.

O Palmeiras terminou a competição com 100% de aproveitamento. Foram 19 gols marcados e três sofridos em seis jogos, terminando com a melhor defesa. Ainda teve as jogadoras Ary Borges, Byanca Brasil e Bia Zaneratto dividindo a artilharia da competição com três gols cada. A equipe também vai receber 1,5 milhões de dólares de prêmio da Conmebol.

As argentinas do Boca Junior eliminaram o Corinthians, atual campeão brasileiro, na semifinal e não facilitaram para as palestrinas no duelo pelo título inédito. O Boca também disputava a sua primeira final.

O jogo

Foto: Divulgação/Conmebol

Na final inédita, o Palmeiras abriu o placar logo aos 4 minutos de jogo com Ary Borges que aproveitou uma bola desviada na cobrança de falta e chutou forte para dentro do gol da arqueira Oliveros.

Aos 13 minutos, o Boca empatou com Brisa Prioli que recebeu a bola sozinha na área e marcou o gol sobre a goleira brasilera Jully. O lance chegou a ser anulado pela arbitragem, mas o VAR confirmou que não houve impedimento.

O empate desestabilizou o time no primeiro tempo e correu o risco de tomar a virada do Boca, que chegou a ter uma bola na trave com a perigosa atacante Mila Rodriguez, em um lance de contra-ataque aos 21 minutos.

O Palmeiras voltou ligado e conseguiu fazer o segundo gol logo no início do segundo tempo com Byanca Brasil que aproveitou o cruzamento perfeito da Bruna Calderan para marcar de cabeça.

Aos 15 minutos do segundo tempo, Poliana marcou de cabeça o terceiro gol do time aproveitando a cobrança de escanteio. A bola parada, inclusive, foi uma das marcas deste time campeão.

A confirmação do título veio com um golaço de Bia Zaneratto e a consagração de um time que se tornou o maior nome do Continente nos últimos três anos. Agora, as meninas do Palmeiras estão no rumo do mundial!