Aconteceu hoje, 4 de julho, o debate “Movimento Popular e Direito à Moradia” em Madri, na Espanha, no qual participaram representantes do partido Podemos, fruto da luta social do movimento 15M, que nasceu em 2011 na Puerta del Sol de Madri, e o MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto.

Em sua participação, Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST, expôs a profunda crise política do Brasil e falou dos retrocessos nas políticas públicas relacionadas à moradia e aos direitos sociais após a saída da ex-presidenta Dilma Rousseff.

“Mesmo com uma imensa mobilização no país que pede a saída do presidente denunciado por corrupção, o atual governo avança com suas medidas austeras. Dia 28 de abril fizemos a maior greve geral da história do país, dia 24 de maio houve uma mobilização com milhares de pessoas em Brasília e no dia 30 de junho fizemos mais greve e mobilizações. O que está colocado é que não vamos avançar um passo se quer se esse governo não for derrubado com urgência. O direito à moradia está totalmente ameaçado.”

Guilherme Boulos durante debate com Podemos, em Madri. Foto: Mídia NINJA

Já encaminhando sua fala para o final, Guilherme fez questão de ressaltar a participação e a influência política e social do jovem partido:

“Temos como inspiração o que o Podemos foi capaz de construir como política alternativa para a crise de representatividade. Vemos de forma corajosa o nascimento do partido e a luta da Espanha contra as reintegrações e os despejos.”

Estiveram presentes também os representantes do Podemos, Irene Montero, que é porta-voz do partido no Congresso Espanhol; Rafa Mayoral, deputado pelo Podemos; Manuel San Pastor, advogado e defensor do direito à moradia. A mesa foi mediada por Dina Bousselham, responsável de Migrações pelo Podemos na Comunidade Autônoma de Madri.

Irene Montero, deputada e porta voz do grupo parlamentar Unidos Podemos Foto: Mídia NINJA

“Se pensamos numa coisa que pode nos fazer feliz, a primeira delas é o lar, que permite garantir a dignidade da sua vida, não é um luxo, é um direito. E a luta por moradia é uma questão central na luta pelos direitos humanos e sociais” disse Irene Montero durante a conclusão de sua fala no encontro de hoje.

Boulos participará ainda de outras atividades com o Podemos nos próximos dias. Irá visitar várias cidades da Espanha durante a semana para trocar experiências e tecnologias sociais.

 

Rafa Mayoral, deputado pelo Podemos na Espanha, troca bandeira dos movimentos com Guilherme Boulos. Foto: Mídia NINJA