Grupo de Trabalho levantou mais de 200 páginas e perfis digitais (Liz Bravo/Pixabay)

 

Propagadores de desinformação e discurso de ódio na região da Amazônia Legal são alvo de estudo de grupo de trabalho que apresentará os primeiros dados de pesquisa inédita. Os resultados iniciais serão divulgados no dia 30 de julho, durante o Fórum Social Pan Amazônico (Fospa). O documento reúne dados a partir de um levantamento realizado com mais de 200 páginas e perfis digitais e aponta um novo olhar sobre o que é a desinformação.

A Casa Ninja Amazônia e Mídia Ninja integram o grupo que é composto ainda, por entidades de pesquisa, movimentos sociais e ativistas das áreas de comunicação e socioambiental. Completam o time, representantes do Intervozes, Abaré, Co-Jovem, Mapinguari, Matpha, Jovens Tapajônicos, Vozes da Amazônia, Sleeping Giants e Instituto Vero.

Além do lançamento, o GT ainda exibirá o documentário “A Maré tá pras juventudes?” produzido pelo coletivo Cojovem que alerta para as consequências da exclusão digital e emergência climática através das resistências do território amazônico e uma oficina de educação midiática direcionada aos jovens.

Durante o evento será lançada ainda uma campanha de desfinanciamento de páginas que propagam a desinformação na Amazônia de ampla circulação regional. Todas as atividades serão gratuitas.

Desde março de 2022, o GT Combate à desinformação e discurso de ódio na Amazônia Legal formado por 11 organizações, sendo 8 da região amazônica, vem se reunindo para fazer essa pesquisa. Foram mais de 200 páginas levantadas, sendo que 70 análises de forma mais consistente.

Serviço:

Fórum Social PanAmazônico

Local: prédio do mirante, UFPA, sala 301

Apresentação de relatório: 10h

Educação midiática + exibição de webdocumentário- 16h

Inscrições para as atividades: https://forms.gle/en5HgP5jPM1SRgof8