Exonerações fazem parte de um processo de renovação, determinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); 87 militares já foram demitidos

Foto: reprodução/circuito interno Palácio do Planalto

Na quinta-feira (27), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) efetuou a exoneração de mais 58 servidores da pasta. No dia anterior, quarta-feira (26), outros 29 funcionários, incluindo quatro em cargos de liderança, também foram dispensados do órgão, elevando o número total de demissões para 87.

Essas medidas foram tomadas por ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um movimento que está sendo chamado por seus assessores no Palácio do Planalto de “desbolsonarização” do órgão, que possuía membros ligados ao ex-ministro da pasta, o general bolsonarista de extrema direita Augusto Heleno.

As novas exonerações serão divulgadas no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (28).

Ricardo Cappelli, nome de confiança do ministro Flávio Dino (Justiça), assumiu a direção do GSI após a demissão de Gonçalves Dias, que deixou o cargo após o vazamento de imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto.

Uma das missões de Capelli é preencher o vácuo deixado por Dias e dar andamento à remoção de quadros ainda vinculados ao governo anterior.