Sandro Fantinel (Patriota) incentivou empresários a deixarem de contratar trabalhadores da Bahia para colheita de uva no RS

Foto: reprodução

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), classificou como ‘inadmissível, vergonhoso e desumano’ as declarações xenofóbicas do vereador Sandro Fantinel (Patriota), do Rio Grande do Sul, sobre o resgate de 200 baianos em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves, no RS.

Jerônimo autorizou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) instaure um procedimento para oferecer denúncia contra Fantinel, que chegou a sugerir para empresários gaúchos que trabalhadores ‘de cima, em referência aos estados do Norte e Nordeste, não sejam contratados no estado.

“Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que se refiram à nossa gente com preconceito. É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana”, disse o governador.

O vereador fez o comentário xenofóbico nessa terça. Ele ainda disse que as empresas devem contratar funcionários argentinos, pois estes seriam “limpos, trabalhadores e corretos”.

Após a fala do político, o deputado estadual Leonel Radde (PT-RS) disse que foi registrado um Boletim de Ocorrência contra o vereador.

Como publicado pela Mídia NINJA, mais de 200 trabalhadores foram resgatados de um alojamento improvisado em Bento Gonçalves onde eram submetidos ao trabalho escravo durante a colheita de uva para vinícolas. Em depoimento a polícia, eles afirma que foram extorquidos, ameaçados, agredidos e torturados com choques elétricos e spray de pimenta durante o serviço.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos 207 empregados resgatados do alojamento em Bento Gonçalves, 194 voltaram para a Bahia, quatro ficaram no RS e nove eram gaúchos de Rio Grande, Montenegro, Marau e Carazinho, que voltaram para suas cidades.