Foto ilustrativa: JamesDeMers / 973 images

A Justiça do Trabalho da cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de BH, condenou uma loja de roupas femininas a pagar R$ 5 mil em indenização por danos morais a uma estoquista, vítima de gordofobia no próprio ambiente de trabalho.

Em depoimento, a ex-empregada e vítima, contou que foi humilhada e desrespeitada por colegas de empresa em razão do seu corpo. A vítima ainda relatou em depoimento, que durante o momento chegou a dizer aos colegas que sofre um “problema de saúde no estômago, que demanda a realização de cirurgia”, em seguida, ouviu da gerente que ela receberia um uniforme de grávida, já que as roupas dela estavam “estourando”. A gerente também chegou a dizer que ela “quase entalou” em um pneu.

Outra funcionária da loja que presenciou a situação também prestou depoimento. Segundo ela, era comum ouvir comentários da gerente e perguntando se a estoquista estava grávida e afirmando que ela não “conseguiria passar em determinados lugares” em função do peso.

De acordo com a sentença, “esses comentários não podem ter, como pano de fundo, alguma condição fisiológica ou a aparência do trabalhador, ainda mais quando são protagonizados por pessoas que detém parte do poder diretivo da empresa por delegação, no caso, a gerente”. A acusada nega os comentários e disse que não ouviu reclamação dos funcionários pelas “brincadeiras”.