Floresta Nacional de Ipanema Foto: Leonardo Eichinger

Nessa próxima quinta-feira, 16 de setembro, acontece Aulão da Ninja Ambiental sobre o PL 5.822, que propõe a alteração na lei sobre criação das Unidades de Conservação de Uso Sustentável. De autoria do Deputado Delegado Éder Mauro (PSD/PA) o PL pretende permitir o garimpo em Florestas Nacionais, legalizando a prática.

O garimpo destrói as áreas onde há sua atuação, com desmatamento, açoreamento e desvio de rios, além da poluição destes, com o uso de mercúrio utilizado na extração de ouro e outros minérios. Permitir que esse tipo de ação seja realizada nas florestas nacionais é permitir a destruição destes ecossistemas, como será debatido no Aulão.

Jarbas da Silva do MAM – Movimento pela Soberania Popular na MIneração e Suely Araujo do Observatório do Clima vão apresentar os perigos que esse PL representa e porque é tão urgente nos mobilizarmos frente a tramitação na Câmara dos Deputados. Esse aulão é organizado pela Casa NINJA Amazônia e Estudantes NINJA, em parceria com o Em Defesa dos Territórios, e será mediado por Maureen Santos da ONG Fase.

Inscreva-se para participar do Aulão