Gabriel Monteiro (PL). Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por 48 votos a 2, a Câmara do Rio decidiu cassar o mandato do vereador bolsonarista e cria do MBL, Gabriel Monteiro. Apenas Chagas Bola e o próprio Gabriel votaram contra a perda de mandato. Carlos Bolsonaro está licenciado e não votou.

Monteiro é acusado, entre outras coisas, de ter feito sexo com uma adolescente e gravado o ato, em vídeo que acabou vazando na internet. No relatório final lido por Chico Alencar (Psol), relator do processo que investigou Gabriel Monteiro no Conselho de Ética da Câmara, constam além do sexo filmado com a adolescente, o uso de duas menores em cenas ensaiadas, como em um salão de beleza e em um shopping center, e a encenação de um roubo na Lapa, usando um morador de rua, que depois acaba sendo agredido pela equipe do vereador.

Em áudio veiculado hoje na mídia, Gabriel Monteiro admite relação sexual com menores de idade.

O relator foi o primeiro parlamentar a se manifestar. Alencar leu parte do relatório aprovado pelo conselho. O documento pedia a cassação do mandato.

Mesmo cassado, Monteiro poderá se candidatar a deputado federal nestas eleições. Caso seja eleito, terá direito a foro por prerrogativa de função e o processo será transferido a instâncias superiores, podendo levar anos para ser julgado.

Repercussão

Deputadas e candidatas do Rio de Janeiro reagiram à decisão da Câmara e consideram essa uma “vitória das mulheres, das crianças e dos adolescentes”. Confira algumas publicações: