Por Victória Amaro / Copa FemiNINJA

Foto: Divulgação/Botafogo

Com o término da Copa do Mundo Feminina com recorde de audiência no Brasil a pergunta que fica é como fica o investimento na modalidade no país. O globoesporte.com entrevistou os responsáveis pelo futebol feminino dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense têm o investimento mais voltado para a base, visando colher frutos no futuro e no aumento da prática do esporte.
Cada clube tem seu modo de destinação de dinheiro e tempo de investimento com as mulheres.

Botafogo tem como palavra-chave para o trabalho “Paciência”, a primeira equipe do alvinegro teve um investimento de 25 mil reais, a tendência é que para o mês de julho esse investimento suba para 100 mil reais mensais e com mais tempo para organizar a equipe.

Flamengo tem como base diferente do profissional, a base e um projeto novo no clube com apenas 4 meses mas o rubro-negro banca uma ajuda de custos e toda estrutura do clube da o suporte a elas.
Fluminense possuí categoria de base desde o sub-12, um dos únicos clubes com mais categorias de base de futebol feminino, o clube confirma que tem um planejamento desde o início do ano e vai segui -lo independente de visibilidade ou não. O investimento se da na estrutura.
Entre os quatro o Vasco é o que está a mais tempo com a modalidade feminina, 20 anos. O clube contou com a passagem de Marta por 3 anos na categoria de base e tem isso como estímulo para as meninas. O Cruz-Maltido não pretende formar um time para ser campeão no momento, o objetivo e ter em 4 anos um time profissional com 15, 18 atletas.

A CBF lançou neste ano o primeiro Campeonato Brasileiro Sub-18 Feminino. Bahia x Fluminense estreiam o torneio no dia 9 de julho ás 10 horas.