Prêmio Visibilidade Gorda, em Salvador, homenageou personalidades negras que inspiram a sociedade

Foto: Mídia NINJA

Em comemoração aos sete anos de luta e resistência, o Coletivo Vai ter Gorda realizou o Prêmio Visibilidade Gorda: “Personalidades Negras que Inspiram a Sociedade”, no Centro Cultural da Câmara de Salvador, na Praça Municipal.

A ativista e uma das fundadoras da Mídia NINJA, Dríade Aguiar, foi uma das homenageadas nesse dia histórico.

“Quando recebi a notícia, pensei muito no nosso senso de responsabilidade”, afirma Dríade, que já esteve em diversos processos de mobilização e sensibilização para causa antigordofobia.

Em entrevista, ela explica que os desafios são grandes, mas que o compromisso em ser responsável por contar histórias de pessoas gordas gera cuidado e respeito com o próximo.

“É uma pauta que não é tão abraçada, ainda, pelo campo progressista, mas é igualmente necessária e importante. É uma luta estrutural, é uma luta sobre estética, mas também é respeito e cuidado com o próximo “, afirmou.

Foto: Mídia NINJA

Em entrevista para NINJA, uma das principais articuladoras do prêmio, a conselheira dos Direitos da Mulher de Salvador, Adriana Santos, que também é CEO do Coletivo Vai Ter Gorda e do Toalhas Para Todes, conta que a ideia do prêmio surgiu em 2017, e tem como foco mostrar a beleza das mulheres negras e gordas para além da estética.

“A ideia do prêmio surgiu em 2017, quando fizemos a primeira sessão especial homenageando mulheres gordas, que seriam mulheres que têm um notório trabalho, mulheres que são invisibilizadas em seus trabalhos também, e a gente achou oportuno trazer esse protagonismo e mostrar a beleza dessas mulheres, não só em relação à moda, mas em encantar e inspirar pessoas”, disse Adriana.

“Não adianta ser linda por fora e por dentro não ser uma pessoa humana, uma pessoa antirracista, uma pessoa que se preocupe com a vida das outras pessoas”, complementou.