Na última segunda-feira, 11 de março, a 3ª Vara Cível do Rio de Janeiro condenou o senador Flávio Bolsonaro, determinando que ele indenize a jornalista e fotógrafa Ana Carolina Fernandes em R$ 15 mil. A decisão foi tomada em resposta ao uso indevido de uma fotografia envolvendo duas crianças, onde Flávio Bolsonaro foi considerado responsável por utilizar a imagem das crianças com propósitos políticos de maneira ilegal.

A fotografia em questão mostrava as crianças exibindo a mensagem “ele não” escrita em suas bochechas. Além disso, o senador produziu uma montagem incluindo um texto que acusava as crianças de serem “militantes contra a fé” e de terem suas mentes “sequestradas pelo marxismo”.

A decisão da 3ª Vara Cível fundamentou-se na utilização da imagem produzida pela autora sem sua autorização para fins políticos, o que desvirtuou a finalidade original da fotografia. Isso resultou em questionamentos à honra da autora, que teve que se explicar aos responsáveis pelas crianças sobre o uso indevido de suas imagens.

A ação foi representada pelos advogados Carlos Nicodemos e Gabriella Barreto.