O filme “Vidas Passadas” concorre a duas categorias no Oscar: a de Melhor Filme e de Melhor Roteiro Original

Foto: reprodução

Por Augusto Martins

Dirigido por Celine Song, o filme “Vidas Passadas” torna-se mais uma obra cinematográfica asiática a estar na lista dos que concorrem ao prêmio de Melhor Filme. É notório que as produções feitas no continente asiático têm atraído os holofotes, e não só isso, têm chegado em peso nas grandes premiações mundiais, como o Oscar.

Recentemente, em 2023, o filme “Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”, dirigido e roteirizado por Daniel Kwan e Daniel Scheinert, foi o grande vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, trazendo a sua versão do que seria uma heroica aventura multiversal.

Já em 2019, o grande vencedor da vez foi a obra “Parasita”. Dirigido por Bong Joon-ho, o filme traz uma crítica social marcante sobre como mentiras e segredos são notáveis quando vemos a história de grandes pessoas ricas, e como isso é comum e quem as faz, às vezes, acaba pagando um preço bem alto. “Parasita” ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.

Ambos os filmes aqui listados ainda tiveram seus atores recebendo prêmios individuais, como os de Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante, tornando os respectivos filmes verdadeiros sucessos de público e crítica, encantando assim os, às vezes, conservadores acadêmicos e jurados do Oscar.

Voltando para 2024, no dia 23 de janeiro, foram divulgados os escolhidos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrerem às diversas categorias do Oscar, e mais uma vez, um filme asiático estava listado: “Vidas Passadas”.

A obra narra o reencontro de duas pessoas que se conheceram durante a infância, mas acabaram, por terem seguido caminhos distintos na vida, se separando. Mas depois de alguns anos, acabam se reencontrando por um acaso do destino, e com isso, o filme vai se desdobrando nessa relação de reencontro.

O filme “Vidas Passadas” concorre a duas categorias no Oscar: a de Melhor Filme e de Melhor Roteiro Original.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024